/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */
COMPARTILHE

Pedagogia da Alternância

Uma escola com o coração no campo

No aspecto pedagógico, A EFASERRA oferece ensino-aprendizagem contínuo, com percurso que envolve o fluxo propriedade-escola-propriedade. É a Pedagogia da Alternância que media esse caminho, alternando a formação do jovem estudante entre os momentos do ambiente escolar, junto com os monitores, os colegas e as teorias, e o ambiente familiar/comunitário, com os  familiares em meio ao contexto rural.

Há sempre um Plano de Formação construído coletivamente. Confira a seguir, os vários instrumentos pedagógicos utilizados no regime de alternância e levados em conta no processo de avaliação.

Pedagogia da Alternância

Instrumentos Pedagógicos

Caderno da realidade

Constam as reflexões das atividades das sessões familiares e escolares com relação à aprendizagem do estudante. 

Caderno de acompanhamento

É um meio de comunicação entre a família e a EFASERRA.

Coletivos

Grupos de trabalho, envolvendo alunos e monitores no ambiente da escola.

Colocação em comum

Momento de socialização do plano de estudos.

Estágio de vivência

Atividade programada por meio da qual o aluno passa uma semana na casa do colega, que, na semana seguinte, o recebe em sua residência.

Experimentos e experiências

Hora de o jovem colocar em prática o conhecimento teórico construído nas aulas técnicas.

Intervenções externas

Colaborações de pessoas de fora, convidadas a fazer uma palestra ou outra ação ligada ao tema da semana.

Mística

Momentos de reflexão sobre a realidade, os sonhos, os projetos e os desafios dos alunos e monitores.

Plano de estudo

Atividade que engloba todas as áreas do conhecimento. Baseia-se num tema gerador que segue uma sequência nos três anos de formação, acontecendo nas sessões escolar e familiar, e possibilitando ao jovem conhecer e agir sobre sua realidade.

Projeto profissional do jovem (PPJ)

Elaborado pelo estudante, é acompanhado pela família e auxiliado pela EFASERRA e pela comunidade, com o objetivo de encaminhar o jovem para a profissionalização e melhor qualidade de vida no meio rural.

Roda

Instante de diálogo em forma de círculo com estudantes e monitores.

Tutoria

Acompanhamento personalizado do aluno feito por um monitor de sua escolha.

Visita às famílias

Os monitores visitam as famílias dos jovens para conhecer, na prática, sua realidade.

Visitas técnicas

Permitem a vivência prática do aprendizado dos alunos, por meio de um roteiro previamente definido.