/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */

NOSSA HISTÓRIA

A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) integra um movimento mundial de Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAS). Surgido na França em 1935, busca o desenvolvimento das comunidades por meio de uma educação de qualidade, integral, contextualizada e com a participação de todos os envolvidos.

A EFASERRA é resultado de uma mobilização de agricultores familiares, lideranças, entidades e pessoas da região comprometidas com o desenvolvimento e a criação de oportunidades a jovens do campo, para evitar o êxodo rural e garantir alimentos à mesa da sociedade.

A ideia de uma escola voltada à realidade dos jovens do campo surgiu no ano de 2010, quando preocupados com o intenso êxodo rural, especialmente de jovens em busca de melhores condições de estudo e trabalho, algumas lideranças comunitárias conheceram a experiência da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), vinculada à Associação Gaúcha Pró Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA). Iniciaram-se, então, algumas articulações em encontros comunitários nos municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Santa Tereza, Coronel Pilar e Monte Belo do Sul. Estes encontros tinham como objetivo divulgar a proposta, bem como a aplicação de uma pesquisa para identificação do perfil e interesse das famílias e possíveis estudantes.

Como houve uma ótima receptividade da ideia junto às comunidades, bem como um amplo apoio de setores públicos e privados, decidiu-se dar o primeiro passo concreto para a existência da escola, que foi a criação da sua mantenedora, a Associação da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA).

Após meses de mobilização e organização, formação de monitores, procura de espaço físico, em 27 de maio de 2013 a EFASERRA iniciou suas atividades no município de Garibaldi. Em 2015, por falta de espaço para aulas práticas e pela utilização do espaço pelos proprietários, a EFASERRA mudou-se para a localidade de São Pedro da Terceira Légua, em Caxias do Sul. Quando houve a mudança de sede, a EFASERRA contava com 36 estudantes em formação.