O Plano de Estudos é um instrumento pedagógico da Pedagogia da Alternância, metodologia adotada na EFASERRA. É uma atividade que engloba todas as áreas de conhecimento e é baseada em um tema gerador com uma sequência de estudos formatada para ocorrer durante os três anos de formação na escola.
Essa atividade ocorre em dois momentos: na Sessão Escolar, no Envio, no último dia de aula da semana, os estudantes recebem o assunto a ser pesquisado; na Sessão Familiar, quando ficam em suas casas, os jovens buscam informações e pesquisam sobre o tema proposto.
“Relações Sociais; Crenças e valores; Relação com o mundo” é o tema gerador da pesquisa dos jovens das turmas de primeiro ano, nas próximas semanas.
Para a motivação da temática desse estudo, os estudantes das turmas 102 e 103, no dia 24 de maio, receberam Muriel de Almeida Hochmuller. Ela conversou com os jovens sobre a religião Umbanda. O objetivo da intervenção externa foi a apresentação de uma religião na qual os alunos não tinham contato. “Com a palestra, foi possível conhecer uma outra realidade e outra forma de perceber a religião e a religiosidade, reduzindo o preconceito e ampliando a bagagem cultural dos estudantes,” explica o professor Patric Peres, que coordenou a ação.
Essa mesma temática foi assunto do Envio para estudantes da turma 101, no dia 29 de maio. Muriel de Almeida Hochmuller conversou com os jovens.