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05.10.2022 NOTÍCIA

Os caminhos que levam à EFASERRA

Na disciplina de Geografia, estudantes do Primeiro Ano confeccionaram placas que identificam as suas comunidades e municípios
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Após os estudos sobre o conteúdo de coordenadas geográficas nas aulas de Geografia, durante o mês de agosto, os jovens das Turmas 101 e 102 confeccionaram placas que identificam os municípios e comunidades onde eles residem. O resultado da atividade pode ser conferido no pátio da EFASERRA, onde estão dois postes com 29 placas indicando a distância, em quilômetros, entre a Escola e cada localização.

“Estudar esse conteúdo permitiu aos estudantes posicionarem a placa com a ponteira corretamente e, também, na prática da fixação dos postes. Eles aprenderam, nesse estudo, medidas e manuseio com a madeira, além dos aprendizados geográficos de coordenadas com o uso do Google Maps,” observa a professora de Geografia, Roseana Raquel Neves.

A professora conta que os estudantes desenvolveram a atividade em grupo. Em cada turma foram definidos grupos, por município e localidade. Os jovens realizaram a tarefa em casa, durante duas sessões familiares, e precisaram fazer um croqui, observando as medidas para cada placa, além de inserir a rosa dos ventos, definir tipo de madeira, cor e legendas. “O trabalho em equipe deu certo. Ao ver as placas prontas e fixadas, gerou a todos os estudantes da escola o sentimento de representatividade e ainda maior pertencimento de lugar”, avalia Roseana.

Ramon Prigol Sostisso, 16 anos, de Protásio Alves, distante 97 quilômetros da Escola, revela que aprendeu algumas técnicas de carpintaria que não sabia antes. Ele confeccionou a placa sozinho, por ser o único aluno do município na Turma 101. “Na realização da placa fiz os seguintes passos: primeiro escolhi a madeira, e cortei no formato solicitado. Depois desenhei em um papel as escritas da placa e colei por cima da madeira. Em seguida, com a ajuda de um formão, fiz e pintei as escritas. Para finalizar, eu lixei e passei o verniz,” relata o jovem.

Já a placa que identifica o município de Ipê foi confeccionada pelo trio Gabrieli Ascari Pauletti, 15 anos, Giovana Susin Benetti, 15, e Gabriel Scalon Ceron, 15. Todos são da Turma 101. Gabrieli conta que o grupo se organizou da seguinte maneira: “dividimos as tarefas, de acordo com o que cada um podia e conseguia fazer. A primeira participação foi da Giovana, que conseguiu a placa de madeira; a segunda participação foi do Gabriel, que entalhou o nome Ipê e a quilometragem do município até a Escola; e eu finalizei o trabalho, passando o verniz na placa.”

A jovem diz que gostou de participar da atividade pelo aprendizado e interação com os colegas. “Foi uma atividade muito legal e eu gostei bastante porque eu interagi com meus colegas e tive a responsabilidade de cuidar e manusear um objeto que não era apenas meu, mas também de meus colegas.  Essa tarefa permitiu registar o município onde eu resido. Agora, colegas estudantes, professores, funcionários e quem visitar a EFASERRA, pode ter noção de onde está localizado o município de Ipê, já que a ponteira da placa indica que fica a 67 quilômetros da Escola,” explica Gabrieli.

A professora Roseana teve  apoio do professor Marcelo Boff para auxiliar os jovens no momento da fixação das placas nos palanques, que foram doados pela família da estudante Ana Carolina Cavalli de Lima.

Na EFASERRA, os estudantes de todas as turmas do Ensino Médio e do Técnico em Agropecuária, são oriundos de 32 municípios. As 29 placas confeccionadas pelas duas turmas de Primeiro Ano contemplam as seguintes localidades:

Alto Feliz; Antônio Prado; Bom Jesus; Brochier; Capela de Santana; Água Azul - Santa Lucia do Piaí, Ana Rech, Criúva, Fazenda Souza, Quarta Légua, Santa Lúcia do Piái, Sexta Légua – em Caxias do Sul;  Linha Paranaguá e São Roque -  em Nova Roma do Sul; Cotiporã; Feliz; Otávio Rocha - em Flores da Cunha; Ipê; Nova Pádua; Nova Petrópolis; Pinto Bandeira; Protásio Alves; Aratinga, Campestre do Tigre, Cazuza Ferreira, Juá, Lajeado Grande, Varzea do Cedro e Vila Eletra - em São Francisco de Paula; São José dos Ausentes; São Marcos e Tupandi.