/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */
19.06.2023 NOTÍCIA

Festa dos 10 anos da EFASERRA emociona a comunidade escolar

Até hoje, instituição de ensino contribuiu para o desenvolvimento do meio rural com a formação de 128 Técnicos em Agropecuária
COMPARTILHE

Em uma década, é possível construir uma trajetória envolvendo culturas, sonhos, desafios e conquistas. Para celebrar uma trajetória que chega aos 10 anos, a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha - Efaserra promoveu o evento de comemoração de aniversário na tarde da sexta-feira, dia 16 de junho, no Salão Paroquial da Comunidade de São Pedro da Terceira Légua, em Caxias do Sul. Os convidados se emocionaram com as homenagens e a apresentação das culturas dos diferentes municípios que integram a Efaserra.

O encontro reuniu cerca de 500 pessoas da comunidade escolar, com estudantes, pais, monitores, e a participação de autoridades, prefeitos, vereadores e secretários dos municípios de abrangência da Escola, parlamentares que representam a região na Assembleia Legislativa, além de representantes de entidades, organizações e empresas parceiras da Escola.

O primeiro ato do evento contou com a presença dos estudantes que entraram no salão portando a bandeira de seus municípios de origem. Ao todo, a escola conta com jovens provenientes de 34 municípios. Durante a celebração, também foram feitos pronunciamentos. 

O agricultor Jorge Luis Mariani, em nome das famílias fundadoras, recordou sobre o processo de criação da Efaserra, que surgiu em Garibaldi, na época em que ele era Secretário da Agricultura do município. Mariani reforçou ainda a importância de pensar em ações que garantam a sucessão rural. Gilmar Cantelli, agricultor de Bento Gonçalves, outro articulador para tornar a Escola realidade na região, enviou um vídeo da Itália, país em que se encontra em viagem atualmente.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, lembrou da importância da Efaserra especialmente por permitir a formação profissional no campo. Ele ressaltou que Caxias do Sul é referência na produção de hortifrutigranjeiros e que a escola tem o potencial de garantir a continuidade no posto de principal produtor gaúcho no segmento agrícola.  

Representando os pais, falou o agricultor Gilvane Vieira e valorizou as trocas que ocorrem entre pais e filhos, estudantes que levam conhecimentos obtidos na escola para a propriedade. Já os jovens, egressos e atuais, foram representados por Victor Motter Uez, formado técnico em Agropecuária na Efaserra e, atualmente, cursa Agronomia e é monitor na instituição de ensino. Ele destacou a identidade coletiva dos estudantes e o orgulho por terem vivenciado um ambiente escolar com uma proposta diferenciada. 

A coordenadora pedagógica Letícia Trentin falou em nome de monitores e celebrou a dinâmica escolar distinta, com um modo de funcionamento e pedagogia específicos, na metodologia da Pedagogia da Alternância. O diretor Israel Matté se pronunciou, abordando a construção diária da escola, os objetivos e também seus horizontes. 

Por fim, o presidente da Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha - Aefaserra, entidade mantenedora da escola, Alceu Dalle Molle, discursou retomando os aspectos históricos, políticos e emocionais que construíram a Efaserra ao longo da última década. Ele ressaltou a mobilização conjunta que deu origem à escola e permite, até hoje, dar seguimento às ações que envolvem educação, profissionalização, famílias e trabalho. 

Além dos pronunciamentos, foram realizadas homenagens à primeira turma de formandos do curso Técnico em Agropecuária, e aos 128 egressos, por meio do Mural com as capas dos PPJs, Projeto Profissional do Jovem. Também foi inaugurada a Galeria dos Presidentes da Aefaserra. Os diretores da Escola também foram eternizados em Galeria. Ambas serão afixadas na instituição. 

Ao final, os participantes foram convidados para apreciar o coquetel de aniversário, preparado com o auxílio das famílias, que trouxeram algumas delícias que produzem para compartilhar com todos.

O encontro teve a participação do Coral Radize D'Itália, da comunidade da Terceira Légua. 

Sobre a Efaserra - A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), localizada em São Pedro da Terceira Légua, em Caxias do Sul, atua pela educação dos jovens do meio agrícola, para que tenham autonomia, conhecimento, senso crítico, poder de decisão e sejam felizes e competentes em suas escolhas. 

A Efaserra compartilha dessa perspectiva, que outras escolas também sustentam, com uma diferença: volta-se à formação da juventude do campo. É uma instituição que olha para seu estudante como agente transformador na agricultura familiar. A escola iniciou as atividades em 27 de maio de 2013, por meio da união de agricultores, agricultoras e seus filhos e filhas, entidades e parceiros. Foi inaugurada em Garibaldi. Em 2015, houve a transferência para Caxias do Sul. O objetivo de instigar o jovem ao pertencimento ao campo, à sua terra, permaneceu mesmo com a mudança de lugar. A Escola oferece curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio. Os estudantes também têm a oportunidade de participar do Programa Aprendiz Rural.

Na Efaserra, ao mesmo tempo em que se oportuniza ao jovem a conclusão da Educação Básica e a Formação de Técnicos em Agropecuária, mostra-se a responsabilidade da agricultura familiar na produção de alimentos e o quanto ela é necessária para a sociedade. Hoje, a escola possui 260 estudantes matriculados e distribuídos em três turmas de primeiro ano, duas de segundo ano, uma de terceiro ano, além do grupo de estágio. 

Até o momento, a instituição já formou 128 Técnicos em Agropecuária. Muito do trabalho que é feito e do incremento de estudantes ano após ano ocorre em razão do apoio das famílias, dos alunos, dos monitores, da direção e das entidades, cooperativas, empresas e órgãos públicos parceiros. 

Veja mais imagens do evento Aqui.

 

Fotos: Branca Sólio/Divulgação Efaserra