Os estudantes do primeiro ano foram convidados a elaborar pratos tradicionais que representam suas raízes culturais. A atividade fez parte de estudos sobre “Soberania, Segurança e Autonomia Alimentar”. No mês de outubro, a conclusão da atividade foi celebrada com a partilha de alimentos preparados pelos alunos e suas famílias, em uma mesa farta e variada.
Em um dos Planos de Estudos para a Sessão Familiar, os jovens realizaram pesquisas sobre a temática, principalmente sobre a importância da agricultura familiar como alternativa sustentável que pode ajudar as comunidades a melhorar o acesso a alimentos. Também precisaram fazer uma reflexão sobre a aplicação dos conceitos de soberania, segurança e autonomia alimentar no dia a dia de suas famílias.
As receitas foram apresentadas pelos estudantes durante a Colocação em Comum, e foi uma oportunidade de interação em torno da diversidade cultural. Os jovens e professores puderam conhecer melhor as histórias e sabores que fazem parte da vida de cada família.
O estudo e os alimentos compartilhados mostraram a diversidade e o valor das tradições gastronômicas de diferentes regiões. Na EFASERRA, os jovens são oriundos de mais de 30 municípios das regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Vale do Caí.