/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */
26.09.2023 NOTÍCIA

Escola presente no Festival da Primavera da Feira Ecológica

A primavera começou na madrugada de sábado, dia 23 de setembro, às 3h50min. Este horário marca o equinócio de primavera no hemisfério Sul e de outono no hemisfério Norte
COMPARTILHE

É tradição na Feira Ecológica de Caxias do Sul celebrar a chegada da nova estação com uma ação especial. O Festival da Primavera foi realizado na manhã de sábado (23/09), na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino.

Durante manhã, houve distribuição de mudas de hortaliças, orientações sobre cultivo em vasos, informações sobre criação de abelhas sem ferrão e apresentação cultural.

A ação teve a parceria da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), que participou do evento pela terceira vez. A Escola foi representada pela monitora Heloísa Camello e pelos estudantes do primeiro ano, Eduardo Dell Osbel Júnior, Gabriel Arbugeri, e pela jovem Maria Eduarda Bonetto, do segundo ano. O grupo recebeu os clientes da feira, entregando mudas de hortaliças e explicando sobre o cultivo em vasos.

O evento também teve apoio da empresa Viveiros Piccoli, de Farroupilha e da Associação Serrana de Meliponicultores (ASSERMEL), uma associação para abelhas sem ferrão.

Estação para renovar culturas

Na agroecologia, cada cultivo tem seu tempo. Muitas frutas e hortaliças são cultivadas somente na primavera. “Os agricultores celebram a primavera por ser uma estação muito importante para a agricultura ecológica. A partir da nova estação, começa a renovação das culturas como hortaliças, principalmente as folhosas, e, também, frutas”, observa Alexandre Reche, da equipe de coordenação da Feira Ecológica.

De acordo com o agricultor, o respeito e o cuidado para que esse ciclo se complete de forma mais natural possível está presente na cultura ecológica. “Buscamos produzir e levar aos clientes alimentos sem perder nutrientes, sem aditivos químicos e sem agrotóxicos”, destaca Reche.

A Feira Ecológica de Caxias do Sul atende aos sábados, na Praça das Feiras, das 6h30min às 11h30min, e às quartas-feiras, na Rua Santos Dumont, no bairro Exposição, das 11h30min às 16 horas.