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23.03.2024 NOTÍCIA

EFASERRA no palco do South Summit Brazil

Em projeto realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), escola apresentou experiência com a Pedagogia da Alternância
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A Pedagogia da Alternância, metodologia de ensino na EFASERRA, foi tema do painel no South Summit Brazil, em Porto Alegre, na quinta-feira (21 de março de 2024).  O diretor da EFASERRA, Israel Matté, o egresso da escola, Victor Motter Uez e o gerente administrativo da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF), Marcos Regelin, acompanharam o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural do Estado, Lindomar do Carmo Moraes, no palco do espaço RS Innovation Stage.

Realizado em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e EFASERRA, o painel teve como tema “Conectando tradição e contemporaneidade: o papel da pedagogia de alternância e da escola agrícola na inovação educacional”.

Moraes abriu o painel salientando as parceiras que a SDR busca com organizações da sociedade civil para executar ações visando atingir o objetivo em comum da sucessão rural e da permanência do jovem no campo, com qualidade de vida e geração de renda. Ainda neste ano, a Secretaria e a escola vão realizar um projeto em parceria, que prevê oficinas e visitas técnicas, dentre outras ações, para a qualificação da juventude rural.

Na sequência, a plateia ouviu e conheceu sobre a experiência da Pedagogia da Alternância. Os representantes da EFASERRA explicaram o funcionamento da escola e destacaram o desenvolvimento da região de forma qualitativa por meio da metodologia de ensino que une a experiência do trabalho em casa com as teorias a serem aprofundadas na escola, ou seja, unindo teoria à prática. O diretor Israel Matté destacou que mais de 70% dos egressos na EFASERRA permanecem com vínculo na agricultura.

Na Pedagogia da Alternância, durante o período de estudos de Ensino Médio e Técnico Em Agropecuária, o estudante permanece uma semana na escola (sessão escolar), e outra semana em casa (sessão familiar), realizando atividades práticas em sua propriedade, o que permite ao jovem manter o vínculo com a terra.

O egresso da escola, Victor Motter Uez, contou sua experiência com a agricultura familiar e sua vivência na EFASERRA. Ele concluiu os estudos em 2018 e logo iniciou o curso de Agronomia. Atualmente, também é monitor de disciplinas da área a agroecologia na Escola. O jovem relatou que, antes de iniciar o curso de Técnico em Agropecuária, não tinha planos de permanecer na propriedade rural. Segundo ele, a escola faz com que o jovem enxergue a sua propriedade rural como um empreendimento, e mostra o potencial que existe nela, seja cultural, histórico e financeiro, visando agregar valor e melhorar a qualidade de vida no campo.

Marcos Regelin ressaltou a importância do cooperativismo e das cooperativas para a agricultura familiar. Ele também salientou o envolvimento da CAAF com a escola, apoiando projetos que auxiliam na qualificação dos estudantes, incentivando a sucessão rural para a permanência do jovem no campo, com tecnologia e inovação.  

Sobre a Efaserra - A Efaserra integra um movimento em nível mundial, composto pelos chamados Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas). Desde seu surgimento na França, em 1935, o movimento tem como finalidade primordial o desenvolvimento das comunidades por meio de uma educação de qualidade, integral, contextualizada e realizada com a participação ativa de todos os atores envolvidos.

Localizada no interior de Caxias do Sul, em São Pedro da Terceira Légua, a EFASERRA é uma escola privada, de caráter comunitário, mantida por uma associação de pais, a Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA).

A instituição é resultado de uma mobilização de agricultores familiares, lideranças comunitárias e sindicais, associações e entidades comprometidos com o desenvolvimento rural e a geração de melhores oportunidades para os filhos de agricultores familiares. Atualmente, são 239 jovens em formação e 34 em estágio, oriundos de 34 municípios. A escola já formou 178 técnicos em agropecuária.