/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */
23.11.2021 NOTÍCIA

EFASERRA divulga inscrições em São José do Hortêncio

Responsável pela parte administrativa da EFASERRA, Sonia Sbersi foi recebida pelos secretários de Agricultura e de Educação, que acompanharam a visita a escolas públicas
COMPARTILHE

Monitores da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) divulgaram que o período de inscrições e matrículas para 2022 está aberto, durante visita ao município de São José do Hortêncio, na sexta-feira (19/11). 
Responsável administrativa da EFASERRA, Sonia Sbersi foi recebida pelos secretários municipais de Agricultura, Felipe Edgar Trein, e de Educação, Raquel Elisa Weber, que acompanharam a visita a escolas públicas da cidade. De parte da EFA também esteve presente a monitora Vania Marta Espeiorin.

As duas instituições visitadas foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental São José e o Instituto Estadual Alfredo Oscar Kiefer. Nos dois espaços, estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental receberam informações e puderam tirar dúvidas a respeito do modelo de ensino da Efa, guiado pela Pedagogia da Alternância e que possibilita aos jovens permanecerem uma semana na escola, com aulas técnicas e do currículo básico, e outra semana em casa para aplicar conteúdos e práticas aprendidos nas aulas presenciais.

"Fica o convite a vocês, para que, junto com os pais ou responsáveis, venham conhecer nossa escola. Serão muito bem recebidos. Queremos dizer que, da Efa, os estudantes saem com uma qualificação técnica em agropecuária para ser utilizada na propriedade ou outras funções que surgirem nesse segmento, que é tão necessário para a sociedade", reforçou Sonia.

Engenheiro Agrônomo de formação, Felipe mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de alunos de sua cidade poderem cursar ensino técnico no segmento agrícola e, possivelmente, aplicar o aprendizado nas unidades de produção familiar em que residem. "É uma excelente oportunidade, ainda mais que o campo é responsável por 60% do nosso PIB (Produto Interno Bruto). Além disso, lembro que, quando eu ingressei na universidade, os colegas com curso técnico detinham bem mais conhecimento da área", recordou.

A secretária de Educação contou que ela própria fez o Ensino Médio de Magistério, o que viabilizou rápido ingresso no mercado de trabalho.

Diretora do Instituto Estadual Alfredo Oscar Kiefer, Marlene Backes também ficou contente em ver nos olhos de alguns estudantes o interesse em fazer parte de uma escola que forma filhos de agricultores e dialoga com os jovens da zona rural. No que depender dela, quem decidir se matricular na Efaserra vai contar com seu incentivo e apoio.