/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */
09.05.2022 NOTÍCIA

Convidados compartilham experiências com estudantes de Primeiro e Segundo anos

A ‘Intervenção Externa’ é um dos instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância e auxilia na construção dos Planos de Estudos dos jovens
COMPARTILHE

Em todas as sessões familiares, quando os estudantes da EFASERRA permanecem em suas casas, precisam elaborar um estudo que é apresentado aos colegas na semana seguinte, na Escola. Para auxiliar os jovens no desenvolvimento deste trabalho, um dos instrumentos pedagógicos utilizado é a ‘Intervenção Externa”, que prevê a colaboração de pessoas convidadas a fazerem uma palestra ou outra ação que seja ligada ao tema estudado na semana.

No dia 6 de maio foram realizadas duas 'Intervenções Externas' para as turmas de Segundo Ano e para a turma 101, do Primeiro Ano. “Vivenciamos dois momentos com intervenções valiosíssimas para a construção do conhecimento acerca de patrimônio histórico cultural”, destaca a professora de História e Geografia da EFASERRA, Roseana Raquel Neves.

Patrimônio das comunidades

As duas turmas de Segundo Ano estão desenvolvendo seus Planos de Estudo sobre o patrimônio imaterial, criando suas identidades locais, visando a uso adequado e preservação patrimonial coletivo. Para contribuir na construção dos trabalhos dos estudantes, na parte da manhã, a historiadora Geovana Erlo, que é mestranda em museologia e patrimônio, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conversou com os estudantes. Ela é coordenadora do projeto Patrimônio Cultural e Gestão Comunitária: o caso do inventário participativo de Galópolis. Acompanhada pela acadêmica de História, Naylane Sartor, Francisco Bello, Terezinha Felippi e Maria Luiza Borges, todos moradores da comunidade de Galópolis e participantes do projeto, Geovana explicou como surgiu o projeto, por meio do interesse da comunidade em ampliar o mapeamento dos patrimônios.

Encontro de gerações

À tarde, foi a vez da turma 101 do Primeiro Ano receber convidados. Para colaborar na realização do Plano de Estudos sobre a família e sociedades, o senhor Adair Tizatto e a senhora Ida Giacomelli Tizatto palestraram aos jovens. Eles são os avós da coordenadora pedagógica da Escola, professora Letícia Trentin. O casal proporcionou uma conversa cheia de história oral, muitos relatos sobre as relações de trabalho, de gênero, o lazer, os costumes, as mudanças percebidas ao longo dos anos, na relações sociais.

Agradecemos a todos os envolvidos pelos conhecimentos compartilhados!