O Estágio de Vivência é uma ferramenta pedagógica da Pedagogia da Alternância que busca proporcionar aos jovens a troca e a partilha de saberes, o intercâmbio de costumes e relações familiares e comunitárias e, principalmente, de vivência e identificação com o elo que liga todos os estudantes e famílias participantes da EFASERRA.
Nesta experiência, os jovens permaneceram na casa de seus colegas durante alguns dias. Em 2023, a escola retomou o Estágio de Vivência, e ocorreu no mês de setembro. O estágio não foi realizado nos últimos três anos em razão da pandemia de COVID- 19.
Ao retornarem para escola, os estudantes fizeram uma apresentação aos colegas de turma sobre a vivência. Em duplas ou trios, destacaram a aprendizagem e as experiências e entregaram um tecido, no qual desenharam a representação de momentos do estágio.
O Estágio de Vivência é uma ação educativa que vai além de uma mera integração. É, também, uma alternativa de aprendizagem na ação do próprio viver, tendo o diálogo, a troca e a partilha de saberes como possibilidade